#batepappo – Insights Outubro de 2019

25 de outubro de 2019 / por Pappo Estratégia e Criação

Insights Marketing Digital 2019

Hey, tudo bem por aí?

Dia desses estávamos trocando algumas figurinhas aqui na agência – coisa rotineira, principalmente quando estamos elaborando o relatório de resultados mensais de nossos clientes. Discutimos um pouco das mudanças ocorridas ao longo do ano nas ações realizadas nas redes sociais.

Chegamos a várias conclusões e, como boa informação merece ser compartilhada, decidimos colocar aqui um pouco dos aprendizados de 2019 – até agora.

 

#1 O ALCANCE PAGO DIMINUIU.

 

Se compararmos anúncios feitos nas redes sociais com as mesmas configurações (objetivo, verba, público) realizados em janeiro com os de setembro vemos uma queda nítida na quantidade de pessoas alcançadas. Entre outros fatores, isso se deve a…

 

#2 NAS REDES SOCIAIS, VOCÊ NÃO CONCORRE APENAS COM EMPRESAS DO MESMO SEGMENTO QUE O SEU.

 

Não é de hoje que o Facebook/Instagram tem feito uma série de mudanças (mesmo que indiretas) com foco em aumentar sua lucratividade. Em resumo: as mudanças mais recentes comprometem o alcance orgânico das páginas (gratuito), o que leva a empresas que antes não anunciavam investir em posts impulsionados. Porém, o público é delimitado. Vamos pegar, por exemplo, uma pizzaria da cidade de Rio Claro. Ao impulsionar uma publicação para os usuários da cidade de Rio Claro ela não concorre apenas com outras pizzarias, mas com todas as empresas que estão direcionando anúncios para essa mesma cidade.

Eita! Então como se diferenciar?

 

#3 A MELHOR FORMA DE AUMENTAR ALCANCE É ATRAVÉS DO ENGAJAMENTO.

 

Apostar no mix publicações pagas + posts orgânicos é a chave. E, em ambas é necessário ter como chave o engajamento. Inicie, realmente, uma conversa com o público… vá além da divulgação do seu produto ou serviço, ofereça a ele um ponto de informação sobre tudo pertinente ao seu ramo de atividade.

Por exemplo: se você vende sapatos vá além de apenas mostrar as novidades e preços. Ajude na combinação de looks, mostre qual sapato é melhor para cada tipo de evento, informe sobre as novas tecnologias do mercado e etc. Faça enquetes, pergunte o que seu público gostaria de comprar e não encontra, engaje.

 

#4 A MELHOR ESTRATÉGIA É NÃO FICAR PRESO A APENAS UMA ESTRATÉGIA.

 

Aqui costumamos mensurar, avaliar e replicar as ações que dão melhores resultados, mas nunca nos atemos a isso. Sempre trabalhamos um mix de estratégias diferentes e complementares, e assim conseguimos um desempenho melhor para nossos clientes.
Tenha em mente que o seu público é muito amplo e diversificado, por isso os comportamentos mudam. Ao trabalhar em um mix de estratégias você garante um alcance e resultado maior.

 

Agora diz você: tem usado as redes sociais e percebeu alguma outra mudança? Compartilha com a gente! Você pode entrar em contato por aqui, nas nossas redes sociais @bate.pappo ou no email bate@pappo.com.br

 

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