Afinal, o que querem os clientes?

1 de agosto de 2019 / por Pappo Estratégia e Criação

Clientes

Sabemos que as coisas mudaram. A tecnologia veio para ficar. As empresas estão cada vez mais competitivas. Os comportamentos são bem diferentes. E acima de tudo, os clientes já não são mais os mesmos. Seja como for, uma coisa é inegável: os clientes ainda são a base de qualquer negócio.

Hoje, enquanto algumas empresas tentam manter os seus e outras tantas tentam conquistar novos, ainda existe a dificuldade de compreender e oferecer tudo o que esse grupo de pessoas querem.  Sim, minha gente, as vezes é mais difícil entender o que se passa por dentro da cabeça e coração do cliente do que das (tão complicadas) mulheres.

Mas no final, com um pouquinho de olhar atento ao mercado, tendências e comportamentos dá para se ter uma boa noção do que querem esses consumidores de hoje em dia e fazer de tudo para se aproximar mais deles. Há alguns elementos chaves, embora simples, que podem nos ajudar a entender melhor nossos clientes, e, aqui abaixo estão elas.

 

Conectividade

Você deve saber como é fácil fazer uma pesquisa, enviar uma mensagem ou tirar uma dúvida mesmo quando não há ninguém por perto. Os smartphones são hoje os maiores aliados das empresas, enquanto que fundamentais na vida dos consumidores. Pesquisas sobre produtos e marcas de qualquer lugar já é realidade, então, estar conectado e pronto para ser encontrado na busca do cliente é regra de ouro. Afinal, a maioria das compras hoje começam com uma busca na internet. Os clientes querem e precisam saber que você está ali, a um Google de distância.

 

Sinceridade

Com tantas opções de produtos e serviços, inclusive para nichos específicos, todo cliente sempre se depara com diversas opções de marcas/empresas. A escolha de qual produto ou serviço adquirir nem sempre é fácil frente a essa diversidade. Atraí a atenção do cliente quem dá mais informação e exemplos sobre seu produto es serviço, sendo sincero e verdadeiro. Como cliente, nada satisfaz mais do que perceber que comprou exatamente o que esperava.

 

Resolução de Problemas

Quando o cliente compra um produto ou serviço, na verdade, ele está comprando uma solução ou benefício. Todo mundo espera satisfazer uma necessidade através de suas compras. Quanto mais claro for para o cliente qual problema você ou seu produto pode resolver por ele, maior a chance de acontecer uma venda.

 

Paixão

Todo mundo gosta de receber um tratamento tão bom a ponto de se apaixonar. É muito bom estabelecer relações prazerosas e vantajosas, e isso vale também para a relação cliente/empresa. Todos querem receber um bom atendimento, comprar um bom produto, ser surpreendidos. Seu cliente quer se apaixonar por sua marca, e para isso acontecer é necessário que você dê suporte, atenção e valorize a relação.

 

 

Viu? Não é tão difícil assim entender o que querem seus clientes. A questão é que eles são exigentes. Para satisfazer é necessário muito cuidado e atenção, estando disponível sempre. Eu sei que isso pode ser uma tarefa árdua, mas vale a pena. Manter um cliente satisfeito sempre lhe rende muito. Rende o cliente comprando novamente e até indicações resultantes em novos clientes.

Então, por que não cuidar com carinho? O que você fez pelos seus clientes hoje?

Vai lá e demonstra seu amor por eles… nesse quesito não é preciso jogo duro ou coração de pedra não! Declare-se!

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