É marketing ou comunicação? Dando nome aos bois!

1 de agosto de 2019 / por Pappo Estratégia e Criação

Marketing ou Comunicação?

Vamos concordar, para quem não é da área de marketing ou comunicação pode ser bem complicado usar essas duas palavrinhas em seus contextos corretos, né? Isso porque os dois termos e conceitos sempre foram muito confundidos e poucas pessoas param para esclarecer as coisas a quem precisa. Então segue uma explicação para você entender bem e nunca mais errar no uso delas.

 

O bom e velho marketing vai muito além da comunicação.

 O ponto básico da definição de marketing é: só existem produtos e serviços porque existem pessoas que precisam deles, ou seja, existem necessidades. Para satisfazer essas necessidades é preciso uma série de ações ou, simplesmente, marketing.

Marketing é um conjunto de ações para identificar ou criar necessidades/desejos e elaborar produtos e/ou serviços para satisfazê-las, mensurando viabilidade de mercado e lucratividade. Ou seja, o marketing vai além de divulgar sua empresa, estando presente, mesmo sem conhecimento, já no momento em que você pensou na sua empresa, produto ou serviço pela primeira vez.

Porém, solucionar uma necessidade ou satisfazer um desejo não é tudo. As pessoas precisam saber que você é oferece uma solução para os problemas delas, e que vale a pena pagar um valor em dinheiro em troca dessa solução. É aqui que entra a comunicação: uma parte do marketing, mas tão fundamental que na cabeça de muitas pessoas é até hoje sua única função. Essas ações são, segundo Phillip Kotler, os 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção.

 

As maravilhas da comunicação: chegar a quem precisa no momento certo.

Apesar de ser uma ferramenta do marketing, a comunicação tem seus méritos próprios. Por exemplo: você não poderia identificar uma necessidade de um determinado público se não fosse pela comunicação, pois ela baseia nossas relações com o mundo, e por sua vez sua compreensão. Mas não nos aprofundaremos nesse aspecto aqui.

Criar demanda para um produto ou serviço, atrair público para sua loja, informar o que seu produto faz, mostrar como você se destaca de seus concorrentes, fixar a sua marca na cabeça dos consumidores… essas são só algumas das funções da comunicação, e para cada uma delas existe uma estratégia mais eficaz ou que será melhor aplicada para o seu tipo de empresa.

 

Para o sucesso de qualquer negócio: marketing e comunicação andam juntos!

Agora que você já sabe diferenciar os conceitos, que tal pensar em suas estratégias de marketing e comunicação de uma maneira eficiente? O Pappo pode ajudar você no aumento de lucros e melhorias de resultados.
Vamos bater um #pappo?

 

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